FALA PRESIDENTE



Eu digo a todos alunos, ex alunos, colegas, amigos e inimigos que embora nós tenhamos enfrentado dificuldades ontem e hoje, ainda estão por vir as dificuldades do amanhã e garanto, nós alcançaremos o êxito. Nesses 8 meses de gestão da chapa ProativDAD, tivemos muitos erros e felizmente erramos, assim pudemos aprender. Do nada viemos e hoje já podemos falar em conquistas, mas ainda temos muito por conquistar.
Cito o Reitor Dr. Paulo Cardim que referindo-se ao DAD disse: “...Reitoria, CPA e DAs construirão progressivamente  os próximos anos da Belas Artes....
Para nós, ser universitário, ser jovem implica em vivenciar e exercitar das possibilidades e experiências que essa época proporciona, para nós, mobilizar-se, agir, questionar, refletir, reinvidicar, organizar-se e ter responsabilidade pelo que assimilamos faz parte dessa experiência e por isso somos Diretório Acadêmico de Design da Belas Artes de São Paulo.
Em um ambiente tão eclético, distinto em personalidade, cursos e disciplinas, somos todos iguais, todos temos nossas necessidades, todos temos nossos desejos e ambições.
É imaturo pensar que um Diretório Acadêmico é um grupo, uma turma, somos uma entidade, onde o interesse está no coletivo. Para nós a discórdia é irrelevante, pois o produtivo vem do conjunto, da reunião de grandes potenciais, talentos e desejos. Representar outrém não é fácil, são muitas opiniões, críticas e argumentações muitas vezes infundadas, entretanto do conforto do sofá tudo é mais fácil. Considerando a covardia de alguns, a ignorância quanto ao significado de um D.A. eu só espero que tentem...
Às supostas chapas que almejam a posição que ocupamos, eu desejo boa sorte. Projetos e idéias existem, mão de obra existe, mas capital em Diretório Acadêmico não é o recurso mais abundante, por isso espero que tentem... Mesmo com todas as várias limitações somos referência e frequentemente copiados em nossas ações e projetos.

Diretório é um trabalho não remunerado, não recebemos verba da Instituição ao contrário de outros organismos, entretanto a Instituição está sempre aberta à contribuições e propostas, como feito com as tintas que utilizamos para a pintura das paredes. Nós não promovemos a revolução, não somos reformadores do todo, nós apenas tentamos. Tentamos e conseguimos, a formação de um Diretório Acadêmico, algo que hoje é almejado por outros cursos da Institução. Quanto a isso eu digo, tentem!

Confesso que é um desafio gerenciar pessoas, personalidades, rotinas, família, estudos, trabalho e estruturar tudo isso pensando em não receber críticas, mas pensando bem, quem não as recebe?
Por isso antes de criticar, eu sugiro que tentem.

Nós somos Diretório Acadêmico de Design, nós somos ProativDAD.
Agradeço à todos que nos ajudam, ajudaram ou ajudarão. E reservo uma melhor oportunidade para nomeá-los um por um, não serão esquecidos.

Att.
Julio Fontes – Presidente do Diretório Acadêmico de Design